Stephen Bantu Biko (Steve Biko)

Um dos mais importantes nomes do movimento negro mundial, Steve Biko nasceu em 18 de dezembro de 1946, em King Wilian’s Town, na Província do Cabo, África do Sul, e morreu, assassinado pela polícia-política sul-africana, em 12 de setembro de 1977, em Port Elizabeth, África do Sul.

Steve Biko foi médico, ativista político, líder estudantil e mártir do movimento anti apartheid na África do Sul, considerado o “pai da Consciência Negra”. Biko viu a luta pela consciência africana como tendo duas fases: “libertação psicológica” e “libertação física”.

De forma pacífica mas firme, Biko impulsionou muitas pessoas a lutarem contra o apartheid, pois, fazia com que os sul-africanos negros e negras acreditassem em si mesmas, ainda que no cenário caótico de segregação em seu país.

Em 18 de agosto de 1977, Biko, que estava proibido de sair de sua casa, foi pego em uma barreira policial, a partir dali foi levado para interrogatório, onde foi torturado e espancado, e depois disso acorrentado nu a uma janela. Em 11 de setembro a polícia do apartheid resolveu levá-lo para ser atendido por médicos,.no entanto, 24 horas depois o grande líder sul-africano faleceu.

 

Selvo Afonso

Acrílica sobre tela, 1.0m x 0.70m 2017