Release


GOIÂNIA É PRESENTEADA COM ÍCONES NEGROS

Numa iniciativa inédita em nossa capital um conjunto de personalidades negras do ESPORTE, da LITERATURA, da MÚSICA, do CINEMA, da POLÍTICA, do EMPREENDEDORISMO, da CIÊNCIA, do ATIVISMO SOCIAL e de outras áreas relevantes da história da humanidade terão seus retratos e suas trajetórias EXPOSTOS DE FORMA PERMANENTE EM LOCAIS IMPORTANTES DE GOIÂNIA. Os 25 retratos são de autoria do renomado artista plástico goianiense Selvo Afonso, e a proposta tem a curadoria da Profa. Ms. Marilena da Silva, que também foi responsável pela pesquisa das biografias dos retratados. Selvo Afonso doará suas obras para a cidade em evento de lançamento, em 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.

Moradores e visitantes de Goiânia terão oportunidade de, ao acessarem MARCOS TURÍSTICOS e repartições públicas da cidade, apreciar 25 belíssimos retratos, nas dimensões 1,00m x 0,70m, de mulheres e homens afros excepcionais, brasileiros e de outros países, e conhecer suas histórias de vida e superação, de sucesso, talento e vitória.

São obras originalmente produzidas para a exposição ÍCONES NEGROS SOB O OLHAR DE SELVO AFONSO (2017), que o artista plástico goianiense coloca à disposição, na forma de doação, em diferentes espaços públicos e de grande circulação na capital goiana, como o GINÁSIO RIO VERMELHO, o PAÇO MUNICIPAL, o CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO, o CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER, suas impactantes telas retratando personalidades como NELSON MANDELA, PELÉ, RUTH DE SOUZA, ANGELA DAVIS, GILBERTO GIL, MACHADO DE ASSIS, LÁZARO RAMOS e outros.

Prevista para Maio de 2020, a exposição e evento de doação dos quadros e entrega de catálogos para estudantes e professores de escolas públicas foram adiados por conta das medidas de isolamento social, devendo acontecer em meados de 2021 (ainda sem data definida).

A alternativa encontrada pela curadora para antecipar o acesso do público às notáveis obras de arte foi a transferência da mostra para o ambiente digital, com EXPOSIÇÃO VIRTUAL que será aberta no dia 30 de Dezembro de 2020, de Goiânia para o Mundo!