Edson Arantes do Nascimento (PELÉ)

Considerado o Rei do Futebol. Entrou na Seleção Brasileira de Futebol aos 16 anos, conquistando neste ano a primeira de suas tres copas mundiais. É o maior artilheiro da história da seleção brasileira e o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo.

Pelé foi eleito por tres entidades distintas, entre elas o Comite Olímpico Internacional (COI), Atleta do Século e, em 2016, foi condecorado com a Ordem Olímpica, a mais alta condecoração oferecida pelo COI.

Pelé ficou famoso por sua excelente habilidade de drible e passe, ritmo, chute preciso, habilidade de cabecear e artilharia prolífica.

Foi Ministro do Esporte (1995-1998), quando implementou importantes mudanças na legislação dos clubes de futebol (antiga Lei Zico, hoje Lei Pelé), melhorando as condições de trabalho e contratação para os jogadores.

Fazendo uso de seu prestígio, credibilidade e capacidade de levantar parcerias e apoios, tem investido esforços e recursos na pesquisa científica de curas para doenças de prevalência na infância.

Pelé nasceu na cidade de Tres Corações, MG, no dia 23 de Outubro de 1940.

 

Selvo Afonso

Acrílica sobre tela, 1.0m x 0.70m 2017